Cortesia overload

As vezes acho que sou demasiado educado. Os culpados são os meus pais.

Ao entrar numa das muitas padarias de Sta Engrácia, assustadoramente vazia e lúgubre (afinal de contas eram 18h15, ninguém compra pão a estas horas) eis o que se ouviu.

Huck: “Com licença, bom dia. Peço desculpa incomodar”
Padeira:“Diga.”
Huck:“Muito obrigado. São 3 pães de água, por favor.”

Ela vai busca-los, põe-nos no caracteristico saquinho plástico.

Padeira:“Aqui tem. São 37 cts.”
Huck:“Muito obrigado, se me dá licença vou só ver se tenho trocado.”
Padeira:“…”

Passados uns segundos.

Huck:“Peço imensa desculpa mas não tenho trocado. Aqui tem 50cts.”

Ela estende-me o saco com os pães e o troco, eu pego em tudo e dirijo-me para a porta.

Huck:“Ok, muito obrigado. Tenha uma boa noite. Com licença, sim?”
Padeira:“Volte sempre, menino.”

A isto chama-se Cortesia overload.

Huck
2 comentários

Filed under Uncategorized

2 responses to “Cortesia overload

  1. Joca

    Epá, devo dizer que até correu bem. É a Lisboa à antiga.

  2. Menezes

    ou…o que eu chamo, the “marginal tipping joy” sobre a qual ainda hei-de preencher um capítulo inteiro no meu livro…

Deixe uma Resposta

