Do Antes Até Agora – Cap. Um

“Joca olhava para o seu relógio de punho, banhado a ouro. O mediador imobiliário estava atrasado. Ao olhar para o relógio lembrava-se sempre do seu companheiro, que lho tinha oferecido. Como se de um ritual se tratasse, Joca voltava a tirar o relógio do pulso e relia, mais uma vez, a gravação feita nas costas desse objecto intemporal. Com uma precisão rara, podiam ler-se palavras de um outro tempo. Os seus olhos começavam a lacrimejar lentamente. A voz de Huck podia ser ouvida como se ainda estivesse ali atrás do balcão ao seu lado: “Para quantificares com precisão os meus atrasos“.

Ao olhar para trás do balcão Joca ainda conseguia ver ecos da figura do seu amigo a sorrir-lhe, quando, a porta fecha-se com um estrondo. O mediador tinha chegado. Uma voz com um volume exagerado fazia-se então ouvir de forma monotónica:

“Ora. Paletós Corte e Costura. Rés do chão, com cave barra armazém, duas casas de banho, total de seiscentos metros quadrados. Certo?”

Menezes, que verificava com ajuda da sua prancheta,  se os caixotes estavam todos em ordem, ao reparar na passividade de Joca, que parecia agora estar a olhar para o mediador com um olhar vazio, dirigia-se então até à porta para tratar da papelada.

“Comprar bom e barato é raro!” – respondia Menezes ao mediador que surpreso pelo provérbio lançado, e perante aquele cenário, não ousou dizer mais nada.

Estava feito. A loja, bastião da subversão alegre dos Paletós, já não era. Antes de sair, Menezes ainda olhou para trás ao ouvir um soluçar que vinha do balcão. E ao ver os olhos de Joca, agora carregados de lágrimas, a olharem para ele, num olhar desesperado e derrotado, também ele percebeu porque é não podiam mais continuar ali.”

in Paletós – Mito ou Realidade? VOL III

Joca
Anúncios

Deixe um comentário

Filed under História

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s